Protocolos de Segurança Logística Aventura - COVID19

22/07/2020 20:54

PROTOCOLOS DE SEGURANÇA LOGÍSTICA AVENTURA - COVID19

DURANTE O TOUR

Identificar na recepção do cliente se há algum sintoma de tosse, dor de garganta ou desconforto respiratório. Utilizaremos diariamente, termômetros de infravermelho para medição de temperatura corporal. Em caso de febre, disponibilizaremos a máscara imediatamente e retornaremos o cliente para casa.

Alterar a frequência e a forma de contato entre os colaboradores e entre estes e os participantes/clientes evitando (quando possível) o contato físico.

Manter uma distância mínima de 1,5m entre as pessoas para controle da movimentação, evitando-se o tráfego indesejado e o cruzamento desnecessário de pessoas durante as atividades.

Manter os ambientes ventilados (se possível, com as janelas abertas) para aumentar a troca de ar.

Todos os veículos utilizados nos deslocamentos terão total ventilação, com janelas abertas todo o tempo e sem o uso de sistemas de ar condicionado ou aquecedores.

Disponibilização de dispensadores com preparações alcoólicas para a higiene das mãos (sob as formas gel ou solução a 70%) em todos os veículos e pontos de parada e estimular a higiene das mãos após contato com materiais, superfícies, equipamentos e secreções respiratórias.

Disponibilização durante o percurso de condições para higiene simples das mãos: lavatório/pia com dispensador de sabonete líquido, suporte para papel toalha, papel toalha, lixeira com tampa e acionamento por pedal, sem contato manual.

Adequação das as equipes de trabalho, recepcionista(s), atendente(s), condutor(es), guia(s), instrutor(es) e demais colaboradores da linha de atendimento ao participante/cliente/consumidor, às recomendações da OMS – Organização Mundial da Saúde, quais sejam: Distanciamento mínimo para caso(s) de recepção, briefing (alinhamento de procedimento), boas vindas, etc, equipados com máscaras individuais (uso obrigatório de acordo com as recomendações dos órgãos oficiais de saúde) e/ou protetores faciais/face shield (que cubra a frente e os lados do rosto). Fornecimento de uso de máscara descartável, observando o descarte apropriado. NOTA: O uso de máscaras pela população é um método de barreira importante quando combinado aos demais cuidados de higiene já preconizados. As pessoas que usarem máscaras devem seguir as boas práticas de uso, remoção e descarte, assim como higienizar adequadamente as mãos antes e após a remoção.

Afastamento dos colaboradores no caso de qualquer suspeita ou confirmação de COVID-19.

Disponibilização de responsável devidamente capacitado quanto aos procedimentos internos em caso de suspeita de infecção (acompanhar a pessoa com sintomas ao espaço de isolamento, prestar-lhe a assistência necessária e contatar o serviço nacional de saúde).

Limpar superfícies com água e sabão (qualquer sabão de uso comum, como detergentes, preferencialmente biodegradáveis), ou álcool a 70% ou hipoclorito a 0,1%, tomando cuidado com aspersão de hipoclorito, que é tóxico para mucosas inclusive do trato respiratório.

Realizar a limpeza dos veículos e bicicletas com álcool 70% ou outro desinfetante padronizado pelo serviço de saúde, principalmente das superfícies mais tocadas como bancadas, laterais, corrimãos, guidãos e quadros. Verificaremos se os estabelecimentos parceiros estarão também realizando as devidas limpezas e de acordo com a frequência exigida por este protocolo.

Prover e reforço da limpeza e desinfecção sempre que houver pessoas suspeitas de infecção, principalmente nas superfícies frequentemente manuseadas e mais utilizadas por ele.

Higienização de equipamentos, objetos, roupas e veículos

A higienização de roupas, objetos, equipamentos, alimentos e veículos merece muita atenção na operação das atividades de turismo de natureza. Teremos um responsável indicado exclusivamente para essas tarefas.

A pessoa responsável pela higienização dos equipamentos, utilizará EPI’s como forma de barreira contra a contaminação do colaborador: usará luvas (as luvas recomendadas para uso na unidade de processamento dos equipamentos são as de borracha, reutilizáveis e de cano longo.

A limpeza e desinfecção será realizada conforme a norma da ANVISA: Segurança do paciente em serviços de saúde: limpeza e desinfecção de superfícies.

Realizaremos a entrega de equipamentos seja feita em kits individuais para cada cliente, embalados individualmente e devidamente higienizados.

O armazenamento de equipamentos será em local limpo, livre de humidade e arejado.

Os equipamentos serão manuseados somente quando necessário e com prévia higienização das mãos.

Os equipamentos (capacetes, luvas, óculos, etc) poderão ser reutilizados mesmo molhados desde que tenham sido higienizados.

É de responsabilidade dos colaboradores a lavagem diária dos uniformes após o uso. Os EPIs poderão ser lavados ou desinfetados.

Quem manipula os equipamentos para a higienização usará EPI’s apropriados (ex. luvas de látex, viseira, máscara, avental, touca, botas, etc). Limpeza e desinfecção das superfícies internas do veículo após a realização do transporte.

Realização da limpeza constante dos veículos, em especial a higienização de: maçanetas, cintos de segurança e bancos.

Orientação aos clientes quanto a levarem garrafas reutilizáveis para água. Evitar o uso de copos e outros utensílios descartáveis.

No fornecimento de lanche e/ou alimentação pela empresa, serão seguidos os procedimentos apropriados segundo as Boas Práticas de Manipulação de Alimentos (resolução ANVISA no 216/04) e recomendações cabíveis.

Descartar os EPI’s e utensílios descartáveis em recipientes específicos e devidamente sinalizados como “material infectante”.

Para o recolhimento dos resíduos, o profissional responsável utilizará os EPI’s adequados, como aventais não permeáveis, luvas, óculos de proteção e máscaras, evitando que os sacos se encostem ao corpo do profissional ou que sejam arrastados pelo piso.

Recolheremos sacos para resíduos dos recipientes próprios com fecho ou fechados quando 80% de sua capacidade estiverem preenchidos ou sempre que necessário, evitando coroamento ou transborde. Nesse caso, uma frequência de recolhimento será estabelecida, de acordo com o volume de detritos gerado.

MEDIDAS DE HIGIENE PESSOAL PARA COLABORADORES

A empresa deve garantirá proteção aos profissionais atuantes no atendimento. Nesse caso observaremos:

Disponibilização de colaboradores capacitadaos (próprios ou terceirizados) para a prevenção da transmissão de agentes infecciosos sobre o uso correto e seguro dos EPI’s, segundo orientação da ANVISA.

Realização da higienização das mãos frequentemente com água e sabão, durante pelo menos 20 segundos ou usar desinfetante para as mãos que tenha pelo menos 70% de álcool, cobrindo todas as superfícies das mãos e esfregando-as até ficarem secas, principalmente antes e depois do atendimento de cada cliente, após uso do banheiro, após entrar em contato com superfícies de uso comum como balcões, corrimãos, teclados, identificação de clientes, cartões de créditos, etc..

Instruir quanto a etiqueta respiratória: tossir ou espirrar para o antebraço flexionado/curvado (sobre o rosto na altura do cotovelo) ou usar lenço de papel, que depois deve ser imediatamente descartado no lixo; higienizar as mãos sempre após tossir ou espirrar e depois de se assoar.

Recomendar o uso de máscaras por 100% dos colaboradores durante todo o período de trabalho pelo período constante de até 2 horas, inclusive durante a prática de atividades molhadas (no caso de visitações a rios e cachoeiras, por exemplo).

Orientar para que os funcionários não compartilhem comida, protetor solar, utensílios, copos, talheres e toalhas. Sugere-se eliminar ou restringir o compartilhamento de itens como canetas, pranchetas, telefones, computadores, máquinas de cartão de crédito, etc.

Orientar que funcionários que evitem tocar olhos, nariz e boca com as mãos não higienizadas.

No caso de instrutores, condutores, monitores e toda e qualquer pessoa da equipe de colaboradores que, porventura, necessitarem fazer contato físico com os participantes deverão lavar ou higienizar as mãos antes e após procedimentos de colocação de equipamentos de segurança inerentes à atividade contratada.

Em caso de acidentes com clientes, quando houver risco de exposição do profissional a respingos de sangue, secreções corporais, excreções, etc., recomenda-se fazer uso minimamente de luvas, e óculos de proteção ou protetores faciais (que cubra a frente e os lados do rosto).

Antes mesmo de efetuar a reserva informaremos aos nossos clientes sobre novos procedimentos de saúde adotados como medidas de segurança pela empresa (preferencialmente em suporte digital/online: via site, redes sociais, telefone, mensagem, documento sobre informações para participantes/termo de conhecimento de risco – ABNT NBR ISO 21103 - Informações para Participantes, etc). Esclarecendo que no caso de qualquer sintoma de infecção respiratória (por exemplo, tosse, coriza, dificuldade para respirar) que o cliente suspenda a reserva para evitar colocar outras pessoas em risco. Adotaremos procedimentos de adiamento/cancelamento de reserva conforme a situação e legislações aplicáveis.

Por meio de um termo de conhecimento de risco, solicitaremos ao cliente, além das informações relativas a prática da atividade, sua condição e estado de saúde, indicando se teve ou está com febre, falta de ar, sintomas de gripe ou algum outro sintoma ligado à COVID-19. Essa informação pode estar contemplada no documento sobre as informações para os participantes (ABNT NBR ISO 21103 - Informações para Participantes).

Na recepção orientaremos os clientes (briefing, cartaz) sobre os novos procedimentos de segurança adotados na empresa. As informações compreendem, por exemplo, o uso de máscara pessoal; não usar acessórios (brincos, relógios, pulseiras, anéis, etc.); cumprimentar à distância; lavar as mãos com água e sabão ao chegar; respeitar o distanciamento de 1,5m entre as pessoas (clientes e colaboradores); informar se estão com sintomas de infecção respiratória; não tocar as mãos no rosto (olhos, nariz e boca) sem higienizá-las; não compartilhar objetos (copos/garrafas de água e talheres, óculos, telefones, toalhas, canetas, protetor solar), ou equipamentos (ex. snorkel, capacete, coletes salva-vidas, luvas, etc.) sem estarem higienizados.

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