A Rota dos Sete Lagos é um dos Caminhos mais desejados de toda a América do Sul

14/08/2024 16:28

A Rota dos Sete Lagos é um dos Caminhos mais desejados de toda a América do Sul.

A Rota dos Sete Lagos, muito desejada por ciclistas de todo o mundo é um caminho conhecido por ligar duas vilas de montanha argentinas, a Villa la Angostura e San Martin de Los Andes. A Rota dos Sete Lagos possui 110 quilômetros totalmente asfaltados e repleto de caminhos de terra vicinais e atrações como cachoeiras, trilhas para trekking e outras modalidades de aventura, turismo rural, estações de esqui, hospedagens de charme e gastronomia.

A Rota dos Sete Lagos é assim denominada em função dos lagos que podem ser vistos desde este caminho.Mas há outros lagos que estão nas imediações e são outros tantos que possibilitam rechear a sua agenda de passeios inesquecíveis.

Os lagos que podem ser vistos desde a Rota dos Sete Lagos são os seguintes, partindo de Villa la Angostura: Correntoso, Espejo, Escondido, Villarino, Falkner, Machónico e Lácar. Outros lagos estão nas adjacências e podem ser visitados, revelando passeios maravilhosos. Desde Bariloche, sentido San Martín de Los Andes estão os lagos Nanhuel Huapi, Traful, Espejo Chico e Hermoso.

A rede hoteleira no caminho está se desenvolvendo bastante. Há alguns anos era possível contar com hospedagem satisfatória apenas nas cidades de Villa la Angostura e San Martin de Los Andes, mas hoje já é existem hotéis de charme, incluindo hotéis 5 estrelas, próximos ao caminho, que são um deslumbre. Hospedarias mais simples e campings estão disponíveis com facilidade.

A Rota dos 7 Lagos pode ser percorrida de carro, moto ou bicicleta. Por ser um caminho asfaltado, é uma viagem bastante fácil para quem deseja ir em veículo automotor. Mas a viagem mais encantadora por este caminho é de bicicleta. Uma viagem que possui uma série de subidas e descidas, exigindo um bom condicionamento físico para os que desejam percorrê-la por este meio de transporte.

Prepare as suas câmeras o seu celular e a sua alma. A Rota dos Sete Lagos é um cenário a céu aberto. Você vai passar boa parte de sua viagem tirando fotos dos inúmeros pontos de fotografia, sejam eles compostos pelo contraste da paisagem dos lagos com as montanhas, de cachoeiras, rios ou mesmo dos belos cenários que a própria estrada se encarrega de montar.

Nossa viagem de bicicleta pela Rota dos Sete Lagos

Nosso Caminho dos Sete Lagos, não são sete, mas dez. Começamos a nossa jornada em Bariloche conhecendo a principal cidade argentina de toda a Patagônia. Bariloche está localizada às margens do Lago Nahuel Huapi, aos pés da Cordilheira dos Andes, fazendo limite territorial com o país vizinho, Chile. Com uma noite inicial de apresentações e de descanso, partiremos no dia seguinte a percorrer de bicicleta uma jornada de 214 quilômetros até a cidade de San Martin de Los Andes.

Além dos 110 quilômetros que percorreremos pela Caminho dos Sete Lagos em toda a sua extensão, nós incrementamos a nossa programação com algumas atrações imperdíveis que estão entre Bariloche e Villa la Angostura: As surpreendentes trilhas e caminhos que estão próximas ao Cerro Catedral em Bariloche, o visual avassalador do Lago Perito Moreno em Bariloche, o charme da Colônia Suíça, uma vilazinha escondida nas montanhas, o Circuito Chico, o mirante Llao Llao, a Cervejaria Patagônia e uma incrível travessia de Catamarã pelo Lago Nahuel Huapi até o Parque Nacional los Arrayanes, onde pedalaremos pelo Bosque los Arrayanes até Villa la Angostura.

Uma travessia de ponto a ponto, sem transferes em vans ou veículos automotores durante o roteiro. Todo o caminho terrestre é efetivamente pedalado.  Isso não significa que não teremos veículos de apoio. Ao contrário. Uma superestrutura acompanhará o grupo ao longo de todo o caminho, proporcionando uma assistência cinco estrelas. Sem contar o charme e a experiência que é navegar sobre o Lago Nahuel Huapi, de catamarã.

Atravessaremos três Parques Nacionais da Argentina, sendo O Parque Nacional Nahuel Huapi, o Parque Nacional Los Arrayanes e o Parque Nacional Lanín com nossa equipe de guias credenciados pelos Parques Nacionais Argentinos, que estarão totalmente ao seu dispor. Nossos guias brasileiros também estarão à sua disposição.

Quando ir

A nossa sugestão é para que você programa a sua viagem para entre final de outubro a março. Normalmente, principalemente nos meses de dezembro, janeiro e março, teremos um clima mais quente e com pouca probabilidade de chuvas, com dias ensolarados e quentes nos primeiros meses do ano. Nos demais meses do ano é possível viajar pela Rota dos Sete Lagos de carro, contemplando uma paisagem e uma proposta absolutamente distinta, mas não menos fascinante.

Como ir

Para chegar até a Rota dos Sete Lagos, partindo de São Paulo, você deverá agendar um voo para pousar na cidade de Bariloche. De lá, você pode alugar um carro ou seguir pedalando. Pergunte isso através dos nossos canais de atendimento, estamos ao seu dispor para ajudá-lo em suas férias.

Voltar para o blog
TOPO