Uma jóia de cidade histórica escondida nas montanhas do norte de Minas Gerais

19/10/2021 20:41

Entre a cidade de Diamantina, Minas Gerais e a Chapada Diamantina, na Bahia, está uma cidade histórica do Brasil de curiosa e fundamental importância para a época dos grandes ciclos de mineração do Brasil. Grão Mogol é uma pequena cidade localizada a 600 quilômetros de Belo Horizonte, pouco conhecida e cheia de riquezas históricas, culturais e naturais.

A cidade possui inúmeras curiosidades históricas. Grão Mogol foi um importante centro urbano da época do garimpo de diamantes no Espinhaço e ganhou notória importância após o descobrimento do “diamante negro”, de profunda dureza e valor econômico, semelhante aos únicos e raros encontrados na Índia. E distante dos centros da coroa portuguesa, o escoamento desses diamantes se dava pela Estrada Real que seguia para o norte no sentido da Chapada Diamantina, conduzido por mãos de contrabandistas das mais variadas nacionalidades pelo litoral baiano sem qualquer interferência da Coroa Portuguesa. Desta forma, a importância histórica da região ficou esquecida e em segundo plano, uma vez que sequer nos tempos de riqueza do garimpo, ela foi foco de atenção dos grandes centros do Brasil.

Contudo, o maior diamante deixado por esse tempo está vivo. Visitar a cidade e seu entorno é uma delícia. Passeios pelas ruelas com construções de pedra que mais lembram um cenário de um filme, conhecer a sua gente, artesanato, banhos de cachoeiras e praias de rio doce com passeios de tirar o fôlego se complementam com a nossa proposta de apresentação de um novo polo de enoturismo e gastronomia da maravilha brasileira chamada Serra do Espinhaço.

Grão Mogol te espera de braços abertos!

Voltar para o blog
TOPO