Travessia das Águas Vertentes

03/11/2020 16:35

A Serra do Espinhaço é o nosso berço. Quem conhece um pouco da nossa história, sabe que todo o trabalho desenvolvido por nós nesses últimos 10 anos teve inspiração na cidade e arredores de Diamantina, Minas Gerais. Em 2009 lançamos a pedra fundamental da empresa com outros parceiros da bike, do ecoturismo e turismo de aventura, dentre eles, notadamente, Hugo Araújo, Marconi Leão, Gustavo Matos, Leonardo Abreu e Serginho Gonçalves e Bueno do Prado que fazem parte da nossa história. Sobre esses amigos, faço uma breve consideração de onde estão atuando atualmente, no final desse texto.

 Já se passaram muitos anos. Naquela época, foram muitas viagens de bicicleta pela região, muitas ideias e planos para o desenvolvimento dessa atividade ainda muito pouco conhecida no Brasil, o cicloturismo. Era um sonho. Sonhamos. Nunca deixamos de sonhar um minuto sequer.

Hoje a Serra do Espinhaço é uma realidade mais que viva. A cidade de Diamantina possui um aeroporto que recebe apenas voos fretados, atualmente. Porém está distante 230 quilômetros do aeroporto de Montes Claros ou 290 quilômetros do aeroporto de Belo Horizonte. A cidade possui estradas pavimentadas que a conectam a estes aeroportos. Diamantina possui uma vasta rede hoteleira e uma boa cadeia de bares e restaurantes. Os arredores da cidade são um charme. Vários vilarejos que possuem pousadas familiares com uma estrutura simples, porém muito aconchegantes, com um jeito de receber que só os mineiros sabem fazer.

Nessas vilas e cidadezinhas está o que há de melhor na Serra do Espinhaço. Diamantina pertence a um consórcio turístico de municípios chamado Circuito dos Diamantes. O circuito possui 13 municípios por onde estão as principais atrações da região. Para começo de conversa, estamos falando do ponto inicial da Estrada Real, que liga Minas Gerais a Paraty, no Rio de Janeiro, passando por cidades de importância histórica como Ouro Preto e Mariana.

Pedalar por essa região é incrível. Neste último final de semana saímos para a Serra do Espinhaço para consolidar um novo produto de alto padrão. Uma travessia que batizamos “Travessia das Águas Vertentes”, por estar geograficamente localizada no ponto que separa três bacias hidrográficas de relevante importância sendo, do São Francisco, do Rio Doce e do Jequitinhonha. A travessia, além de hospedagem no centro histórico de Diamantina, Patrimônio Histórico e Arquitetônico da Humanidade, conferido à cidade de Diamantina em 1999 pela UNESCO, fornece uma noite de acampamento profissional regada a um jantar com pratos de alta gastronomia em pleno topo da Serra do Espinhaço.

O lugar é paradisíaco, entre os Picos do Itambé e Dois Irmãos, abriga um cenário especial denominado Chapada do Couto. Esse lugar é área limítrofe com o Parque Estadual do Rio Preto, uma das unidades de conservação mais preservadas de Minas Gerais. A nossa noite antecede a chegada a uma das mais belas cachoeiras de Minas Gerais, a Cachoeira do Sumidouro, que despenca de uma altura livre de 80 metros, mais quase 100 outros metros de encachoeirados abaixo do salto principal. Um espetáculo. A chegada do outro lado do Espinhaço é na cidade de Felício dos Santos. Uma cidadezinha pequena e muito bem cuidada.

Fazer toda essa travessia de bicicleta é incrível. Além de toda estrutura para o nosso acampamento que possui luz elétrica, banheiros, barracas especiais e cozinha profissional, proporcionamos apoio logístico com os melhores guias especializados em bike tours, carros de apoio preparados com equipamentos de primeiros socorros, lanchinhos, hidratação, suporte mecânico ou tão somente, aquela parada para um resgate básico na subida.

A travessia de bicicleta é especial. Pedalar por essas bandas requer muita preparação física e um estudo minucioso do percurso. As condições são severas. Portanto, temos tudo pronto para você. Estamos organizando uma nova saída para o mês de Maio de 2021, época de campos floridos de Sempre Vivas no alto da montanha e baixíssima probabilidade de chuvas. Você é nosso convidado. Venha!

 

Hugo Araújo atualmente leciona no Instituto Politécnico Portalegre, em Portugal.

Marconi Leão é servidor da UFVJM e trabalha com turismo de aventura no Quintal Radical receptivo turístico de Diamantina, MG.

Gustavo Matos trabalha com turismo de aventura na Venezuela, pela Explora Treks

Leonardo Abreu possui uma super oficina especializada em bicicletas em Diamantina-MG

Serginho Gonçalves é gestor da Ultra Sertão Diamante e proprietário da Radical Bike, em Diamantina-MG.

Bueno do Prado é gerente da Rede H-Plus, a maior rede de Hoteis do Centro Oeste do Brasil.

 

Por Nilo Sérgio Lanza, Gerente Geral.

Voltar para o blog
TOPO