Sonhando com o Lago Garda e o Veneto

05/07/2019 12:35

Sonhando com o Lago Garda e o Veneto, com Alain Rimondi, 5 de julho de 2019  

Enquanto continuamos a destacar a nossa excursão para a Toscana em setembro próximo, o líder da turnê do Lago Garda ao Veneto, Alain Rimondi, nos leva em uma viagem imaginária, compartilhando suas percepções e impressões sobre este canto da Itália. Enquanto Veneza tem historicamente atraído a atenção do mundo, há muito mais para esta região do que La Serenissima - rica em história e cultura, cheia de variedade de paisagens e paisagens, bem como cidades imponentes e encantadoras cidades medievais, o Veneto nos convida a descobrir de bicicleta.

Quando fui convidado para escrever sobre essa turnê, imediatamente pensei em Andrea Palladio, o arquiteto italiano da Renascença que praticamente mudou a aparência do mundo hoje. Eu sempre parei em frente à fachada branca e linear de uma villa palladiana para apreciar as regras e conceitos arquitetônicos revolucionários, e senti um bálsamo para a alma. Por mais que eu queira simplesmente ficar de pé e admirar suas criações, minha cabeça geralmente começa a girar enquanto imagino como eu construiria minha própria vila, escolhendo as pinturas para decorar o interior, e os convidados que eu hospedaria no meu churrasco no jardim. Eu me delicio imaginando e brincando com o tempo para viajar além do que vemos na superfície.


Deixe-me retornar à realidade e tentar descrever como e por que uma viagem através da região de Veneto pode ser tão agradável. Se eu o descrever como um italiano apropriado, usando a comida como metáfora, eu o compararia a um smoothie fresco - o Veneto é como uma mistura de diferentes elementos que se misturam em um suco tão doce. Deixe-me agora citar alguns dos lugares encantadores que percorreremos e continuaremos despertando sua curiosidade: o Lago Garda, Verona, Mântua, Vicenza, Pádua e Veneza, e as aldeias ao longo do caminho. Hoje em dia, um paraíso dos desportos aquáticos, devido aos seus fortes ventos regulares, o Lago Garda é o maior lago natural da Itália, e tem sido palco de alguns dos eventos mais importantes da história da Itália. Marcou a antiga fronteira entre a Lombardia Medieval e o poderoso Império Veneziano, situada no cruzamento entre a península italiana e as regiões germânicas através dos Alpes. Peschiera del Garda, na sua costa sul, convida-nos a percorrer a sua fortaleza medieval maravilhosamente preservada e a admirar as intensas águas azuis e os Alpes ao fundo da sua pitoresca frente de lagos. É aqui que começa o rio Mincio e descemos a cidade renascentista de Mântua, cercada por água em três lados. Esta cidade imponente e encantadora tem sido o “brilho mágico” que inspirou artistas como Virgil, Dante, Dickens, Hans Christian Andersen e mais.

Até mesmo Shakespeare encontrou inspiração para uma de suas obras-primas aqui - Verona, todos sabemos, é o cenário de sua mais famosa e trágica história de amor.

A paisagem do entorno de Verona é a terra de Valpolicella, onde Amarone, um dos mais ricos e mais fortes vinhos tintos da Itália, é cuidadosamente elaborado. Vinhedos e cidades charmosas e pitorescas pontilham a terra, esperando para serem exploradas. Estamos na região do vinho agora - levantando uma taça de Amarone ou a delicada White Soave, outra mistura famosa, começamos a sentir as vibrações de Pádua, como os estudantes universitários têm feito aqui desde o ano de 1222. Fundada por um príncipe troiano sobre um assentamento romano anterior, esta é a cidade onde Santo Antônio viveu e morreu.

Neste ponto, você pode pensar que há pouco mais a ser solicitado. Mas o Veneto oferece tanto, incluindo suas lindas ciclovias e pistas rurais que fazem de uma bicicleta uma ótima maneira de descobrir esse canto do norte da Itália, encostado nos Alpes italianos. E, claro, a majestosa Veneza espera, o lugar perfeito para terminar esta turnê.

Nós vagamos pelo Veneto juntos, e agora estou pronto para lhe dizer como minha casa perfeita se parece em minha mente. Não é estilo palladiano, porque pedras e mármore exigem muito trabalho. Mais simples, como um moinho de madeira ao longo do rio, com o som da água sempre presente, seria melhor para mim. Você vai me encontrar perto da água na pequena cidade de Borghetto, o ponto de partida desta jornada que eu espero embarcar juntos!


Das águas azuis do Lago de Garda, passando pelas famosas cidades de arte de Veneto, até a própria Veneza, este roteiro exclusivo fará com que você ande de bicicleta por caminhos delicados e por paisagens de tirar o fôlego. Se você está interessado em história e arte, comida e vinho, viajando lentamente por cidades pitorescas ou por charmosas pistas em cidades renomadas, este é o passeio para você. Este itinerário permite-lhe explorar não apenas as cidades emblemáticas e as regiões vinícolas, mas também descobrirá cidades que ainda estão fora do radar turístico - Mântua, Vicenza e Pádua. Estes eram todos o lar de famílias ricas que patrocinavam a arte (e artistas famosos) em todo o Renascimento e estão cheias de tesouros escondidos para explorar. Você também pode aproveitar a beleza da pequena cidade italiana, passando uma noite em San Giorgio, em uma villa no alto de uma cidade medieval no topo da colina, com vista para o Lago de Garda. Para detalhes sobre o itinerário descrito tão maravilhosamente por Alain, visite nosso site. O Bike Tour Lake Garda e  Veneto confirmam as partidas com datas de 2020 a serem anunciadas em breve - fique ligado!


Sempre um favorito do cliente, o líder da turnê, Alain Rimondi, cresceu na região de Emilia Romagna, na Itália, uma terra que lhe deu a melhor cozinha da Itália! Depois de um tour solo de bicicleta de um ano pela Europa, ele descobriu sua paixão por viagens de bicicleta. Hoje possui uma linda carreira como líder de turismo. Atualmente estuda Gestão de Turismo e mora em Trento, no coração das majestosas Dolomitas (Patrimônio Mundial Natural da UNESCO). Alain se sente feliz por ser inspirado pela beleza que o rodeia e adora compartilhar sua paixão com outros viajantes aventureiros, pedalando e descobrindo juntos o que espera por trás da esquina.

Juntamente com os líderes de turismo da Logística Aventura, essa viagem de bicicleta promete ser uma das mais espetaculares e sonhadas pedaladas nas regiões românticas da Itália. Fique atento ao nosso calendário de 2020. Maiores informações serão divulgadas em breve em nosso calendário.

Voltar para o blog
TOPO