Piri Ride - Carnaval 2020

PIRENÓPOLIS BIKE TOUR OU PIRI RIDE

Pirenópolis é um município histórico, sendo um dos primeiros do estado de Goiás. Foi fundado com o nome de Minas de Nossa Senhora do Rosário Meia Ponte pelo minerador português Manoel Rodrigues Tomar (alguns historiadores denominaram-no como Manoel Rodrigues Tomás). As minas da região foram descobertas pelo bandeirante Amaro Leite, porém foram entregues aos portugueses por Urbano do Couto Menezes, companheiro de Bartolomeu Bueno da Silva, o Anhanguera Filho, na primeira metade do século XVIII. Segundo a tradição local, o arraial foi fundado em 7 de outubro de 1727, porém não há documentos comprobatórios e muitos historiadores e cronistas antigos afirmam ser a fundação em 1731.

Foi importante centro urbano dos século XVIII e XIX, com mineração de ouro, comércio e agricultura, em especial a produção de algodão para exportação no século XIX. Ainda no século XIX, com o nome de cidade de Meia Ponte, destacou-se como o berço da música goiana, graça ao surgimento de grandes maestros, bem como berço da imprensa em Goiás, já que ali nasceu o primeiro jornal do Centro Oeste, denominado Matutina Meiapontense. Uma vez que citamos aqui o primeiro jornal do Centro Oeste, o poeta Leo Lynce diz, nos seguintes versos decassílabos: Que mundo de emoções experimento,/ ao recordar-te gleba hospitaleira/ - berço da imprensa de Goiás -, primeira/ luz acesa no nosso pensamento. Em 1890, a cidade teve seu nome mudado para Pirenópolis, o município dos Pireneus, nome dado à serra que a circunda. Ficou isolada durante grande parte do século XX e redescoberta da década de 1970, com a construção da nova capital do país, Brasília. Hoje, é famosa pelo turismo e pela produção do quartzito, a Pedra de Pirenópolis.

Pirenópolis e a Bicicleta - tudo a ver!

Pedalar por uma trilha em Piri é considerado patrimônio imaterial da cidade. Com a grande quantidade de montanhas e cachoeiras que circundam a cidade, os aventureiros atacaram as trilhinhas dos garimpos e dos currais de gado da região e as transformaram em parques de diversão a céu aberto. Piri recebe todas as atividades ligadas à bike. Mãe da atleta olímpica Raíza Goulão, podemos encontrar na cidade as modalidades desde o Down Hill, até as provas duríssimas de XCM e XCO. Mas um bike tour é quem comanda o pedaço. Pela proximidade de Brasília e Goiânia, muitos grupos dessas cidades promovem várias pedaladas pela região, tornando um destino cobiçado e prazeroso por todo cicloaventureiro. Eles têm razão: não há nada melhor que um pedal em Piri e um banho de cachoeira pra refrescar e lavar a alma!

PIRI RIDE BIKE TOUR

Um lugar perfeito para se viver um carnaval inesquecível com a Logística Aventura.

Informações Básicas:

  • Duração do tour: 4 noites / 5 dias
  • Começa e termina em Brasília-DF
  • Chegada em: aeroporto de Brasília
  • Distância total: 130 km
  • Média distância diária: 32,5 km 

 

Descrição de dificuldade

Este é um tour de nível 2,5 (na nossa escala de 1 a 4). Este é um ótimo passeio para pessoas ativas (que regularmente correm, andam de bicicleta ou malham) sem muita experiência em passeios de bicicleta. Também é bom para ciclistas intermediários e avançados que querem um carnaval divertido, aproveitando algumas colinas todos os dias. Viagens de 36 a 44 quilômetros por dia, em terrenos acidentados, com algumas subidas mais íngremes ou mais longas. Vamos pedalar em estradas secundárias pavimentadas com pouco tráfego (em alguns trechos mais curtos podemos dividir a estrada com carros), bem como em estradas de terra batida com muito pouco tráfego.

Dificuldade Física:  ★ ★ ★ ☆

Dificuldade técnica: ★ ★ ☆ ☆

 

ORIENTAÇÕES GERAIS

a) BAGAGEM – Nossa estrutura permite que cada participante leve 01 mochila e 01 mala de MEDIO PORTE durante o tour. Portanto, organize bem o seu equipamento e leve roupas adequadas, evitando peças desnecessárias que preencham o espaço da sua mala. Muita atenção na hora de escolher as suas roupas. Equipamentos fora da mochila ou em bolsas diversas podem ocasionar perdas e significar prejuízo. Lembre-se que você é responsável pelo seu equipamento.

b) BIKES – Para quem leva a sua própria bike, lembramos que elas deverão estar revisadas e antes do nosso pick-up em Brasília. As bicicletas poderão estar desmontadas em um mala bike ou montadas. Para as bikes que estão nos mala bikes, haverá tempo na noite do primeiro dia para ajustes. Se alguém precisar de ajuda na montagem estaremos à disposição. Estamos tratando situações pontuais em particular, por favor não deixe de contactar-nos caso precise de alguma atenção especial sobre a sua bike.

c) BIKES ALUGADAS – A sua bike já estará embarcada, pronta para ser esmerilhada. Caso tenha preferência por uso de pedal de encaixe e selim próprio, traga o seu e entregue aos Guias Mecânicos durante o congresso técnico, que estarão ao encargo de fazer a substituição. Não é necessário canote de selim. Não se preocupe com os itens câmara de ar reserva, power link e gancheira. Já estão contemplados no aluguel.

d) MOCHILA – Aconselhamos a todos que levem uma pequena mochila para uso durante os pedais. Essas mochilas poderão ficar nos carros de apoio ou consigo nos deslocamentos. Dentro da mochila deverão estar os objetos de utilização em um dia de pedal - abaixo.

e) OBJETOS – Objetos sugeridos: 1) lenço ou bandana 2) Filtro ou protetor solar adequado à sua pele 3) Manguitos 4) Reservatórios de água como caramanholas e bolsa de água 5) Power link, gancheira e câmara de ar (*) 6) câmeras fotográficas e celulares 7) caso o rider faça uso de suplementos, leve o seu na sua mochila 8) Dinheiro e documentos 9) roupas de banho Objetos obrigatórios: 1) Óculos de proteção 2) Luvas 3) Capacete

(*) Power Link, gancheira e câmara de ar são recomendados somente para os aventureiros que irão levar as suas próprias bicicletas. A gancheira é uma peça sensível que fica acoplada à balança traseira da sua bike e pode quebrar nos deslocamentos. Já o power link, é uma espécie de emenda para correntes e deverá ser comprada de acordo com a quantidade de velocidades que a sua bike possuir.

f) RECEPÇÃO EM BRASÍLIA – Estaremos prontos para recepcioná-los no Aeroporto Internacional Brasília no horário de chegada previsto do seu voo e levaremos você em um deslocamento de aproximadamente 2 horas até Pirenópolis.

g) ORIENTAÇÕES SOBRE MARCAÇÃO DE HORÁRIOS DE VOOS: Os Voos deverão ser marcados para chegada em Brasília até as 11 horas do dia 22/02/2020. Os voos de retorno deverão ser agendados para após as 14 horas do dia 26/02/2020.

Reviews e Opiniões de Clientes Satisfeitos

Depoimentos

TOPO