Resumo

Local: Alto Paraíso de Goiás e Cavalcante
Duração: 07 dias /06 noites
Distância: 354 quilômetros de pedaladas
Categoria de Viagem: Expedição MTB
Valor: A partir de R$ 3.490,00
Dificuldade Física:
Dificuldade Técnica:
Vagas: 15
Aéreo: Não Incluido

Nosso objetivo é oferecer ao clicoturista total conforto e segurança durante os dias de estadia na Chapada dos Veadeiros, com diferencial de vivenciamento de experiências únicas, com um serviço profissional e de excelência  já reconhecido por centenas de clientes que viajaram conosco neste e em outros destinos.

Programação

27 Junho – Quinta – Feira

Recepção no Aeroporto de Brasília, transfer para o Hotel Vision H Plus, Congresso Técnico, distribuição de kits e noite livre. Neste dia a noite será livre para que os aventureiros conheçam um pouco da noite Brasília. É importante lembrar que amanhã é dia de pedal!

28 Junho – Sexta – Feira

Sairemos bem cedo do nosso hotel, logo após o café da manhã e seguiremos em nossa van até a Vila de São Jorge, distrito do município de Alto Paraíso, uma vila de aproximadamente 500 habitantes que vivem hoje de atividades ligadas essencialmente ao turismo. Foi fundada no início do século por garimpeiros que exploravam as jazidas de diamantes e cristais do imenso cristal de quartzo que está sob o solo da Chapada. Depois de nos instalarmos em nossa pousada, é hora de partir para o primeiro tranche de pedal, que vai nos levar por singles de dificuldade técnica moderada-alta até ao Vale da Lua, um dos mais famosos cartões postais da Chapada dos Veadeiros. Em seguida, partiremos por singles e estradões até o Poço das Esmeraldas e Cachoeira do Cordovil para enfim, após alguns quilômetros mais de pedal retornar à Vila de São Jorge para contemplar o Pôr do Sol mais incrível da Chapada dos Veadeiros do Mirante do Areião. Caso haja tempo poderemos seguir em um trekking de nível forte de 3 horas (ida e volta) até o Mirante da Janela. A noite será livre, uma bela quinta-feira que já está aberta para os forrozeiros da Casa de Cultura Cavaleiros de Jorge. Noite livre.

Distância total: 46 quilômetros

Altimetria positiva: 864

Altimetria negativa: 665

 

29 Junho – Sábado

Após o café da manhã, partiremos em nossa van até o ponto de início de pedal. Neste dia percorreremos uma das mais belas regiões da Chapada dos Veadeiros. Passaremos pelos cursos altos do Rio São Miguel onde avistaremos cenários de jardins cuidadosamente montados pela natureza, através de estradões e singles exclusivos. Em Seguida, nosso destino será o vale do Rio dos Couros, passando pela APA da Serra da Boa Vista, um dos importantes cartões postais da Chapada. Os rios São Miguel e Couros são dois dos principais afluentes do rio Tocantinzinho, formando a Bacia do Rio Tocantins. Um espetáculo de paisagem, com possibilidade de avistamento de diversos animais silvestres que ocasionalmente nos enchem os olhos com suas aparições avistando a Serra do Morro da Baleia, no horizonte. Seguindo o nosso bike tour, chegaremos aos maiores atrativos do dia: a Cachoeira das Almécegas nos brindando com sua imponente queda que desce por um paredão repleto de veios que colorem com os mais variados tons os olhos de quem se batiza em suas águas. Seguiremos então até um belo mirante no alto da Serra das Almécegas para a realização de saltos incríveis em uma tirolesa de 850 metros de extensão com uma vista espetacular da Chapada dos Veadeiros (opcional). Após os Saltos, seguiremos pedalando até a Cachoeira São Bento (este atrativo está condicionado ao horário de chegada, dependerá do ritmo do grupo). Caso haja quem não se interesse pelos saltos de tirolesa, estes esperarão os demais nas águas da Cachoeira São Bento. Depois deste banho, novamente em nossas bikes, seguiremos por mais 26 quilômetros por estradões e singles até a cidade de Alto Paraíso, passando pela Cachoeira Loquinhas e finalizando em um bar do centro da cidade. Após o gole refrescante do fim do pedal, regressaremos de van para a Vila de São Jorge. Noite livre.

Distância total: 71 quilômetros

Altimetria positiva: 998

Altimetria negativa: 844

 

30 de Junho – Domingo

O que esperar de uma noite de sábado? Certamente após esse novo dia duríssimo que teremos é pouco provável que os aventureiros queiram se estender novamente pelo arrasta-pé da Casa de Cultura Cavaleiros de Jorge ou pela noite mística de Veadeiros. Pois bem, o dia começa com nosso café da manhã. Em seguida sairemos pedalando da Vila de São Jorge por poucos X quilômetros de asfalto até a entrada da Estrada do Segredo. O início dessa estrada tem uma boa descida que deverá ser bem aproveitada até a travessia do Rio São Miguel. Depois disso as altimetrias para a travessia da serra são bem fortes. Chegaremos à Cachoeira do Segredo para visitar o nosso primeiro atrativo do dia. Uma belíssima cachoeira que desce lambendo um flanco rochoso de 115 metros até formar um poço muito bom para banho. É hora de voltar para a nossa subida que atravessará a Serra Segredo e nos conectará com o Vale do Rio Tocantinzinho. Seguiremos por singles e estradões até uma fazenda de gado que fica já no encontro dos rios Couros e Tocantinzinho. Iniciaremos então mais uma ascensão rumo ao complexo de Cachoeiras do Rio dos Couros, uma subida dura que nos levará a uma das joias mais cobiçadas da Chapada dos Veadeiros. Perderemos algumas horas nesta maravilha, visitando a Cachoeira da Muralha e as Cataratas e depois finalizaremos, 6 quilômetros adiante o nosso pedal na Estância da Dona Luzia, com um almoço típico chapadeiro, em fogão à lenha e de onde partiremos em nossas vans em um deslocamento de 180 quilômetros até a a cidade de Cavalcante. Noite livre.

Distância total: 78 quilômetros

Altimetria positiva: 1645

Altimetria negativa: 1027

 

01 de Julho – Segunda-Feira

Iniciaremos a nossa imersão Kalunga. Serão 02 dias de bike-safari por onde apenas caminhantes, mountain bikers e veículos 4X4 especiais conseguem chegar. Seguiremos de van, bem cedo, viajando por 30 quilômetros para o ponto de partida do nosso pedal de hoje, para tomarmos o nosso café da manhã com um vista esplendorosa do Mirante da Aurora. Logo em seguida partiremos para o nosso primeiro tranche de pedal de 20 quilômetros, passando pela Comunidade Kalunga do Engenho em destino à mais bela cachoeira da Chapada dos Veadeiros, a Cachoeira de Santa Bárbara. Após o nosso banho nesse espetáculo da natureza, seguiremos nossa jornada por mais 41 quilômetros, passando por casas de nativos e visuais mágicos por singles incríveis até ao complexo de cachoeiras do Prata. São várias quedas do Rio do Prata com águas de cores translúcidas e visual impressionante da Serra do Tombadouro. Continuaremos a nossa Expedição Kalunga, seguindo por estradões já no Estado de Tocantins por 64 quilômetros em uma região desabitada e selvagem até ingressarmos novamente em terras goianas e chegarmos ao Vão do Moleque, após percorrermos mais 64 quilômetros. Neste dia, ao chegarmos em uma das regiões mais remotas do Brasil, encontraremos uma estrutura de acampamento rústico, com todas as instalações confortáveis para deliciarmos um incrível jantar campeiro preparado ao longo do dia por nossa equipe e em conjunto com nossos anfitriões Kalungas.

Distância total: 123 quilômetros

Altimetria positiva: 2004

Altimetria negativa: 1138

 

02 de Julho – Terça-feira

Após a alvorada, é hora de levantar acampamento. Não se preocupe, o nosso staff team 5 estrelas se encarregará disso enquanto realizaremos uma expedição a uma maravilha pouco explorada por turistas e que é um dos novos atrativos da Chapada dos Veadeiros mais cobiçados pelas centenas de guias da região. Falamos do Canion do Curriola com suas águas turquesas e absolutamente límpidas que descem rumo ao Estado do Tocantins para formar a bacia o rio mais famoso deste território. De volta, é hora de montar em nossas bikes e encarar uma altimetria abrupta, a mais dura de toda a expedição mas que tem um percurso de apenas 36 quilômetros até a Vila do Engenho, a mais importante comunidade Quilombola do território Veadeiros para uma baita recepção e um almoço de tirar o Chapéu. Será o último tranche de pedal, portanto, deverá ser contemplado de forma especial por nossos aventureiros. Retomaremos a nossa van para a cidade de Cavalcante onde visitaremos a Cervejaria Aracê, fundada há 15 anos por um casal de chilenos e que tem uma cerveja com os paladares da Chapada dos Veadeiros, com cervejas combinadas com frutos do cerrado como a cagaita e o baru. Comidinhas típicas chilenas são petiscos perfeitos para celebrar a nossa última noite na Chapada dos Veadeiros. Ao final da ceia, seguiremos para São Jorge onde nos hospedaremos nesta noite.

Distância total: 36 quilômetros

Altimetria positiva: 1570

Altimetria negativa: 287

 

03 de Julho – Quarta-Feira

Após o café da manhã e partirmos para um trekking de 6 quilômetros pela trilha do Abismo, que nos leva ao Mirante da Janela, um local adjacente ao Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, para contemplarmos os Saltos do Rio Preto. Retornaremos a Vila, para um bom banho, um belo almoço e pé na estrada para retornarmos à Brasília para nosso check-out previsto para as 16:30 horas no aeroporto Juscelino Kubitscheck. Boa viagem!

O que levar

Roupa de banho, Jaqueta corta vento, 1 blusas segunda pele, 3 bermudas de bike 3 camisetas de bike 1 gorro ou bandana, 1 toalha dry, 1 toalha para banho, 3 pares de meia para pedal, 1 par de tênis para trekking, 1 conjunto de roupas leves para trekking, 1 mochila de ataque para trekking, (1 saco de dormir, 1 Isolante térmico,)*, 1 Saco estanque para proteger equipamentos eletrônicos da chuva, Cameras de fotos e filmagem, Protetor solar, Protetor labial

Ficha Técnica

Check-in: Incluidos trasnfer IN/OUT a partir do Aeroporto Internacional de Brasília

Clima e Condições de Percurso: Nesta época, estação seca, com clima ameno com médias de 18 e mínimas de até 12 graus celsius.

Distância: Percorreremos aproximadamente 354 quilômetros de bicicleta pelos cartões postais da Chapada dos Veadeiros, com média de deslocamento de 70 quilômetros por dia.

O que está Incluso

Transfer aeroporto-hotel in/out, Hospedagem por uma noite em Brasília/DF com café da manhã – Hotel 03 estrelas ou similar, Todo o translado em Van especial, equipada com ar condicionado e multimídia, 02 Veículos de apoio sendo caminhonetes 4x4 equipadas com rádio VHF, Carreta especial para transporte de Bicicletas e Bagagens, 04 noites de hospedagem na Chapada dos Veadeiros em pousadas com quartos duplos, 05 Cafés da Manhã na Chapada dos Veadeiros, Toda a alimentação durante os bike tours sendo: água mineral, isotônicos, gelo, frutas, sanduíches, barras energéticas, cereais distribuídos ao longo do percurso. 03 almoços preparados por nativos inseridos na programação, Acampamento rústico por 01 noite com toda a estrutura de barracas e sacos de dormir apropriados, Estrutura de Banho e higiene para acampamento rústico, Geradores de energia para acampamento rústico, Jantar Campeiro com costela de fogo de chão de 12 horas em acampamento rústico Acesso a todos os atrativos descritos na progr

O que não está Incluso

Entradas nos atrativos não descritos na programação, bebidas alcoólicas, refeições opcionais, aluguel de bicicletas, Salto de Tirolesa, Produção de fotos profissionais e vídeo personalizado (opcional por viajante). Quartos individuais estão disponíveis com acréscimo de R$ 700,00 por passageiro.

Possuímos Biclicletas para Aluguel
Temos bicicletas disponíveis. Sob consulta.

Comunicado Importante

Recomendamos que todos tenham adquirido a vacina contra a Febre Amarela por se tratar de região endêmica.

Investimento

A partir de R$ 3.490,00

Cartões de Crédito ou Boleto Bancário