Piri Ride

PIRENÓPOLIS BIKE TOUR OU PIRI RIDE

Pirenópolis é um município histórico, sendo um dos primeiros do estado de Goiás. Foi fundado com o nome de Minas de Nossa Senhora do Rosário Meia Ponte pelo minerador português Manoel Rodrigues Tomar (alguns historiadores denominaram-no como Manoel Rodrigues Tomás). As minas da região foram descobertas pelo bandeirante Amaro Leite, porém foram entregues aos portugueses por Urbano do Couto Menezes, companheiro de Bartolomeu Bueno da Silva, o Anhanguera Filho, na primeira metade do século XVIII. Segundo a tradição local, o arraial foi fundado em 7 de outubro de 1727, porém não há documentos comprobatórios e muitos historiadores e cronistas antigos afirmam ser a fundação em 1731.

Foi importante centro urbano dos século XVIII e XIX, com mineração de ouro, comércio e agricultura, em especial a produção de algodão para exportação no século XIX. Ainda no século XIX, com o nome de cidade de Meia Ponte, destacou-se como o berço da música goiana, graça ao surgimento de grandes maestros, bem como berço da imprensa em Goiás, já que ali nasceu o primeiro jornal do Centro Oeste, denominado Matutina Meiapontense. Uma vez que citamos aqui o primeiro jornal do Centro Oeste, o poeta Leo Lynce diz, nos seguintes versos decassílabos: Que mundo de emoções experimento,/ ao recordar-te gleba hospitaleira/ - berço da imprensa de Goiás -, primeira/ luz acesa no nosso pensamento. Em 1890, a cidade teve seu nome mudado para Pirenópolis, o município dos Pireneus, nome dado à serra que a circunda. Ficou isolada durante grande parte do século XX e redescoberta da década de 1970, com a construção da nova capital do país, Brasília. Hoje, é famosa pelo turismo e pela produção do quartzito, a Pedra de Pirenópolis.

Pirenópolis e a Bicicleta - tudo a ver!

Pedalar por uma trilha em Piri é considerado patrimônio imaterial da cidade. Com a grande quantidade de montanhas e cachoeiras que circundam a cidade, os aventureiros atacaram as trilhinhas dos garimpos e dos currais de gado da região e as transformaram em parques de diversão a céu aberto. Piri recebe todas as atividades ligadas à bike. Mãe da atleta olímpica Raíza Goulão, podemos encontrar na cidade as modalidades desde o Down Hill, até as provas duríssimas de XCM e XCO. Mas um bike tour é quem comanda o pedaço. Pela proximidade de Brasília e Goiânia, muitos grupos dessas cidades promovem várias pedaladas pela região, tornando um destino cobiçado e prazeroso por todo cicloaventureiro. Eles têm razão: não há nada melhor que um pedal em Piri e um banho de cachoeira pra refrescar e lavar a alma!

RECOMENDAÇÕES PARA MARCAÇÃO DE SEUS VOOS

Recomendamos que todos estejam com voos agendados para chegada a Brasília até as 06 da manhã do dia 18 de abril. Não há problema chegar na noite anterior e se hospedar no Hotel Vision HPlus. O seu transfer IN está garantido. Para retorno, escolha voos que partam de Brasília à partir de 20 horas do dia 21 de abril. Nós deixaremos você no aeroporto, o seu transfer OUT está incluido também. Caso queira permanecer em Brasília, poderemos realizar a sua reserva para mais uma noite no hotel Vision HPlus. (As diárias de 17 de abril e 21 de abril no hotel Vision HPlus não estão incluídas no Pacote.

A PARTIR DE
R$ 2,310.00
Carmem Lúcia Silva
Servidor Público Federal
Meu segundo carnaval com a Logística (ano passado Chapada dos Veadeiros e esse ano Norte Argentino), sempre tudo ótimo e com roteiros incríveis. Guias responsáveis e experientes, a organização e a estrutura de apoio foram nota mil!!! Com certeza farei outras cicloviagens com eles!!! Parabéns a toda equipe!!!
Christianne Daher
Enfermeira
Sempre de alto astral, a equipe da Logística Aventura nos proporciona passeios agradáveis, com responsabilidade, honestidade e companheirismo! Fiz recentemente a cicloviagem Caminho do Anjos pela Serra da Mantiqueira e foi incrível! Parabéns e obrigada !!! Super recomendo