Resumo

Local: Região de Salta e Jujuy, norte argentino.
Duração: 8 dias/ 7 Noites
Distância: 364 quilômetros
Categoria de Viagem: Cicloturismo
Valor: U$ 1.290,00
Dificuldade: Dificuldade Física: ★ ★ ★ ☆ ☆ Dificuldade técnica: ★ ☆ ☆ ☆ ☆
Vagas: 15 Vagas
Aéreo: Não Incluido

Viaje pela rota mais importante dos povos originários da América do Sul. Explore a Rota Inca, um importante caminho comercial e cultural que ligava Buenos Aires ao altiplano andino que começa na região de Salta e Jujuy, com destino à Bolívia e ao Peru e que hoje é famosa por ligar a riquíssima cultura da região, seus vinhos e a alta gastronomia. Pedale por belíssimas estradas através de desertos, canyons, salares e rotas vinícolas - por produções de vinhos premiadíssimos pelo paladar único atribuído à região. De bicicleta, você verá de perto a riqueza cultural das sociedades pré-colombianas que prosperaram em meio ao esplendor do Vale do Rio Grande.

Programação

Dia 1: Conhecendo Salta e Congresso Técnico

Destaques: Salta, passeio de aquecimento

Nos encontramos no início da tarde em Salta. Após as apresentações, faremos um ajuste nas bicicletas e conversaremos um pouco sobre a nossa viagem que está iniciando. Logo em seguida realizaremos um breve circuito. Conhecido pelos argentinos como "Salta la linda" por causa de sua deliciosa arquitetura colonial, o clima agradável e belo cenário natural, irão encher os nossos olhos nesta tarde. Voltaremos a Salta no decorrer da viagem. Deste modo, no primeiro dia, recomendamos que você aproveite as ruas da cidade e as suas incríveis manifestações culturais.

Distância: 20 quilômetros.

Altimetrias: Sem desníveis consideráveis.

Hospedagem: Sheraton Salta Hotel ☆ ☆ ☆ ☆ ☆

Dia 02: Em Cafayate pela Rota do Vinho

Iniciaremos o passeio após o nosso café da manhã. Pega remos a RN 68 e iniciamos a nossa travessia pela Quebrada do Rio das Conchas, declarada Monumento Natural Mundial pelas formações rochosas, similares às encontradas no Arizona, dos EUA. O sapo, o monge, das casas de Loros, a garganta do diabo, o anfiteatro – estes são as atrações mais impressionantes deste cenário. Nosso tour começa no coração da região de Garganta del Diablo, onde as bicicletas são preparadas para uma grande aventura, para tirar fotos até o final da ravina. Em uma formação rochosa chamada de “Castelos”, pararemos para um delicioso piquenique. Seguiremos nosso tour até a Cafayate, parando em bodegas de vinhos tradicionais na região, antes de chegar ao nosso hotel.

Distância: 60 quilômetros

Altimetria positiva: 333

Altimetria Negativa: 291

Hospedagem: Villa Vicuña Wine & Boutique Hotel ☆ ☆ ☆ ☆

Dia 03: Quebrada de las Flechas e Angastaco

Itinerário: Novamente, às 8 horas da manhã, de café da manhã tomado, iremos para a mítica Estrada Nacional 40. Iniciaremos nosso pedal após 1:30 hora de deslocamento de vans e encontraremos as nossa bikes já preparadas para começarmos a verdadeira bike aventura cortando a Rota 40 no sentido norte, que costumava ser parte da trilha Inca por muitos anos e que nos conduzirá a uma incrível cadeia de montanhas chamada "Quebrada de las Flechas". Literalmente pire neste visual e fique alucinando no mirante de "Angastaco". Aqui também teremos a oportunidade de localizar grupos de guanacos, espécies de lhama, condores e os papagaios azuis, chamados de "las loras" que se elevam pelo céu. Após um piquenique às márgens de um riacho, continuaremos a rota ao longo de uma rota conhecida como "Los Colorados", onde por 15kms passaremos por vistas inimaginavelmente belas. Por fim, terminaremos o nosso pedal em uma super estância, que remete à colonização espanhola com seu acervo absolutamente conservado, com uma vista da cadeia montanhosa que é de causar impacto aos olhos. Aqui dormiremos nesta noite.

Distância: 36 quilômetros

Altimetria positiva: 423

Altimetria Negativa: 176

Hospedagem: Hacienda de Molinos ☆ ☆ ☆

Dia 04: Valles Calchaquíes

Itinerário: Voltando a girar na RN 40, depois de abastecidos pelo nosso café da manhã, passaremos por várias fincas, por onde são produzidos os melhores vinhos da região. Encontraremos as nossa bicicletas montadas na vila de Molinos de onde partiremos para  cruzar uma região chamada de Cachi Pampa, a linha reta de lata (antiga estrada Inca), contando também com a possibilidade de observar grupos de guanacos. Atravessaremos a pequena e bonita vila de Seclantás e o Paseo de los Artesanos, onde teremos um bom piquenique, um lugar que nos receberá de braços abertos aos Vales Calchaquíes, a mais importante região vinícola de Salta. A Vila de Cachi (2.200 metros acima do nível do mar) e é famosa pela sua herança colonial, ruas de paralelepípedos. Nossos amigos nos esperarão com um belo almoço para finalizar o nosso bike tour deste dia e nos hospedarmos para passar esta noite.

Distância: 55 quilômetros

Altimetria positiva: 420

Altimetria Negativa: 111

Hospedagem: Sala de Payogasta ☆ ☆ ☆

Dia 05: Parque Nacional los Cardones e La Cuesta del Obispo

Itinerário: Neste dia, de Van, subiremos pela Ruta Provincial 33 deixando para trás a RN 40 e os Valles Calchaquíes para atravessar a Quebrada de Escoipe.  Subiremos de van, com parada para apreciar os enormes cactos gigantes do Parque Nacional Los Cardones e logo depois, atingiremos o ponto mais alto da região, na Piedra del Molino, uma pequena capela localizada a 3457 metros acima do nível do mar e de onde partiremos pedalando neste dia. A descida  de 62 quilômetros é absolutamente fascinante e nos permite sentir flutuar com nossas bikes por cima das nuvens e por aquela imensidão de montanhas sem fim. Continuaremos pedalando pela Quebrada de Escoipe, até Chicoana, para um almoço regional (não inlcuído) e quando subiremos de volta à nossa van com destino a Salta para nossa segunda noite na capital.

Distância: 62 quilômetros

Altimetria positiva: 533

Altimetria Negativa: 2574

Hospedagem: Sheraton Salta Hotel ☆ ☆ ☆ ☆ ☆

Dia 06: Pelas nuvens até Purmamarca

Itinerário: Nossa aventura começa às 9 da manhã, tomando a direção norte em nossa Van, percorremos a vila dos vaqueiros e a caldeira até chegarmos à “Barragem Alegre” onde prepararemos nossos equipamentos e iniciaremos nosso trajeto de bicicleta ao longo do caminho da “La Cornice” com suas 520 curvas, um caminho verde e antigo, asfaltado e absolutamente fantástico que cruzando toda a nebulosidade Salta-Jujeña. Depois de percorridos cerca de 45 km, terminamos nosso dia no “Dique a Cienaga (Jujuy)” para desfrutar de um delicioso almoço (não incluido). Seguiremos de Van até a espetacular Purmamarca, onde conheceremos a “Sierra de los Siete Colores”. Esta pequena aldeia também é um ótimo lugar para passear e comprar lembrancinhas no mercado tradicional da praça. A cantora, docente e escritora Barbarita Cruz, foi fundamental para preservar os métodos tradicionais de cerâmica, oferecendo oficinas para adultos e crianças. Você também encontrará produtos de lã, instrumentos musicais e alimentos tradicionais, como empanadas e doce de leite de vários tipos. Recomendamos visitas à igreja, ao cemitério e a árvore Algarrobo de mais de 600 anos.

Distância: 45 quilômetros

Altimetria positiva: 377

Altimetria Negativa: 792

Hospedagem: El Refugio de Coquena  ☆ ☆ ☆

Dia 7: De bicicleta para Salina Grande

Neste dia, teremos um passeio opcional até os excelentes salares acima de Purmamarca. Considerado um dos passeios mais épicos e cênicos da região. Começaremos em Purmamarca a 2.325 metros s.n.m, subindo a Cuesta Lipan para 4.170 metros s.n.m, onde chegaremos aos Salares. O passeio começa suavemente e oferece vistas deslumbrantes desde o primeiro giro do pedal. A van apoiará a subida. Então, se você decidir não encará-la, poderá seguir no transfer para as salinas, ou descansar momentaneamente, voltando para sua bicicleta quando se sentir confortável. Conhecer este salar é espetacular. Um lugar belíssimo! Depois tomaremos nossas vans de volta para Salta para o nossa última noite. Nesta noite convidaremos todos a celebrar esta incrível viagem na noite saltenha, que certamente será inesquecível.

Distância opcional: 70 km.

Altimetria positiva: 2.000 + (altimetria opciona)

Altimetria Negativa: 2.000 - (altimetria opcional)

Hospedagem: Sheraton Salta Hotel ☆ ☆ ☆ ☆ ☆

Dia 8: Fim da jornada

Nosso passeio termina hoje. Transfer out até o aeroporto de Salta. Boa viagem!

O que levar

Roupa de banho, Jaqueta corta vento, 1 blusas segunda pele, 3 bermudas de bike 3 camisetas de bike 1 gorro ou bandana, 1 toalha dry, 3 pares de meia para pedal, 1 par de tênis para trekking, 1 conjunto de roupas leves para trekking, 1 mochila de ataque para trekking, 1 Saco estanque para proteger equipamentos eletrônicos da chuva, Cameras de fotos e filmagem, Protetor solar, Protetor labial

Ficha Técnica

Check-in: In/Out Aeroporto de Salta

Clima e Condições de Percurso: Altas temperaturas nos esperam no verão argentino, com possibilidade de chuvas e noites amenas

Distância: 364 quilômetros

O que está Incluso

Hospedagem em hotéis ou pousadas em quartos duplos com café da manhã, por 7 noites. Alimentação durante os bike tours (06 box lunch ou almoços) e copa de boas vindas. Assistência técnica e mecânica para as bicicletas. Carros de apoio durante os pedais. Transporte de bagagens entre as cidades e hotéis. Todo o deslocamento terrestre durante o tour. Transfer in/out aeroporto de Salta. Camiseta de ciclismo promocional da Logística Aventura.

O que não está Incluso

Bebidas alcóolicas, refeições não descritas no programa e deslocamento aéreo e bicicletas.

Possuímos Biclicletas para Aluguel
Disponível bicicletas para aluguel por U$ 35 a diária. Descrição e modelo da bicicleta na página anterior, clique em voltar.

Comunicado Importante

Os documentos exigidos pelas autoridades migratórias argentinas são o passaporte ou documento de identidade emitido pelos órgãos de registros estaduais e com validade menor que 10 anos. Não são aceitos como forma de identificação CNHs ou carteiras emitidas por entidade de classe. Para menores desacompanhados, é necessário portar autorização legalizada. Ao ingressar no país, agentes migratórios podem exigir a apresentação de cartão de vacina contra febre amarela. É obrigatória a contratação de seguro viagem.

Investimento

U$ 1.290,00

Parcelamos em boleto bancário até a data do tour sem juros. Parcelamento no Cartão de Crédito com taxa de 2,99% a.m.